HOMEPAGE

A minha crónica de hoje no site do Record
Publicado em: 25 Out, 2013
Partilhar: Partilhar no Twitter

Diego Maradona brincava em casa com a sua filha Gianinna quando ela lhe perguntou: “Pai, quando voltarás a jogar como fazias nos vídeos?” Maradona estava na fase final da carreira. Tinha jogado em Espanha e Itália; voltara à Argentina. O corpo, massacrado pelo abuso de drogas duras, tremia-lhe – estava longe de ser o mesmo. Anos depois, ao recordar o momento em que a pergunta ingénua da criança lhe foi colocada, desabafou: “Foi como se me tivesse cortado as pernas”. O craque argentino sabia que nem nos seus sonhos mais  delirantes voltaria a ser o jogador que fora.

Vem isto a propósito do momento actual do Futebol Clube do Porto. Nas últimas épocas tem praticado um futebol consistente, que chegou a ser muitas vezes brilhante, sobretudo no ano épico em que foi treinado por André Villas-Boas.  Este ano, com a saída de Vítor Pereira, a equipa não funciona. Falta-lhe força e ambição. E quem não deseja ser mais do que é dificilmente será alguma coisa de jeito.

Desse ponto de vista, o Sporting é o exemplo acabado do exacto contrário. Leonardo Jardim conseguiu transformar uma equipa a quem a bola queimava nos pés num conjunto harmonioso que joga sem medos. Será a inconsciência da juventude, dirão uns. Será a tentação da glória precoce, dirão outros. Eu acho que é a embriaguez da ambição – nota-se que o Sporting quer ganhar sempre.

 

 

 

Em Maio de 1940, com a segunda guerra mundial em curso, Winston Churchill, dirigindo-se à Câmara dos Comuns, explicou aos seus pares deste modo a estratégia para vencer: “Só tenho para oferecer sangue, suor e lágrimas”. O Sporting actual é um pouco isso: um clube pobre, em situação de pré-ruptura financeira, que pouco mais tem para oferecer do que as pingas de suor dos seus soldados. E tendo em conta o período que atravessa o Futebol Clube do Porto, isso poderá ser suficiente para vencer no Dragão.

 

 









Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Current ye@r *