HOMEPAGE

Pré-publicação de um excerto de “Os privilegiados”, de Gustavo Sampaio
Publicado em: 08 Jul, 2013
Partilhar: Partilhar no Twitter

Em ambas as situações, o deputado, em representação do Estado no âmbito de uma comissão parlamentar permanente, encontrou-se perante o seu patrão na Glintt GIT, que lhe paga uma remuneração pela actividade de consultor.
Desde que Baptista Leite assumiu o mandato de deputado à AR, no dia 20 de Junho de 2011, a Glintt HS já celebrou 33 contratos por ajuste directo com o Estado, perfazendo um valor total de 2 713 011,08 euros.
 
(…)
 
A Abbott é uma empresa farmacêutica multinacional com 364 contratos por ajuste directo firmados com o Estado, num valor total superior a 35 milhões de euros, segundo pesquisa no portal Base. No âmbito da preparação do projecto de resolução sobre a problemática VIH/SIDA, na CS, Baptista Leite participou numa audição parlamentar com representantes da indústria farmacêutica: Gilead, MSD, BMS, Viiv, Janssen, Boehringer Ingelheim e Abbott. A audição realizou-se no dia 9 de Novembro de 2011, cerca de quatro meses após Baptista Leite ter cessado a actividade remunerada na mesma Abbott. O Projecto de Resolução n.º 133/XII/1 foi aprovado por unanimidade no dia 2 de Dezembro de 2011, com os votos a favor de PSD, PS, CDS-PP, PCP, BE e PEV. Ao contrário do que prometeu – «[…] se alguma vez fosse confrontado com uma votação que envolvesse a Glintt HS retirar-me-ia da sala» –, o deputado Baptista Leite permaneceu na Sala das Sessões e votou a favor de um Projecto de Resolução que recomendou ao Governo a implementação de um sistema que viria a ser fornecido pela Glintt HS.
 
(…)
 
 João Serpa Oliva, eleito nas listas do CDS-PP, integra a CS, tal como na  legislatura anterior. Funções que acumula com as de administrador da Serpa Oliva Lda. (desde 1999) e da Melhormatik (desde 2008). Também é presidente da Assembleia Geral da FMUC (desde 2010). A Serpa Oliva Lda. e a Melhormatik operam no sector da saúde, enquanto a FMUC se dedica ao fabrico de artigos de papel para uso doméstico e sanitário (incluindo equipamentos para uso clínico).
Aos cargos de administração correspondem participações sociais: Serpa Oliva detém 100% do capital da Serpa Oliva Lda. e da Melhormatik e 9% da FMUC. Mais, possui uma quota de 6,5% do capital da SANFIL – Casa de Saúde de Santa Filomena, através da Si Vales (uma SGPS).
A SANFIL opera no sector da saúde e celebrou dois contratos por ajuste directo com o Hospital de José Luciano de Castro, instituição pública da cidade de Anadia, enquanto Serpa Oliva era deputado e membro da CS: um para a aquisição de meios complementares de diagnóstico nas áreas da radiologia, medicina nuclear e anatomia patológica», datado de 17 de Outubro de 2012, no valor de 66 502,25 euros, em conjunto com outras entidades adjudicatárias; outro para a «aquisição de serviços de meios complementares de diagnóstico e terapêutica»,
datado de 15 de Fevereiro de 2013, no valor de 5023,00 euros32.









3 comentários a “Pré-publicação de um excerto de “Os privilegiados”, de Gustavo Sampaio

  1. Pedro Correia

    Este livro até tinha valor… O único problema é que foi escrito pelo jornalista com menos credibilidade dos últimos anos… lol Enfim, fala ele dos deputados… Quando ele faz de tudo (até mentir) para ganhar dinheiro!

    Responder
    1. Fernando Esteves Autor do artigo

      Caro Pedro Correia: não podia estar mais em desacordo consigo. Em que alicerça a sua convicção sobre a falta de credibilidade do Gustavo Sampaio? É que euconheço o seu percurso e nunca o vi mentir…

      Responder
      1. Roberto Moreno

        Agradeço obter o telefone e e-mail do Gustavo Sampaio, alguém poderia me enviar para o meu e-mail? – O motivo deve-se ao comentário que inseri no dia 1-10-2014, no blog da Fnac cultural, no âmbito da apresentação de seu livro. – Após esta secção, tive um breve dialogo, com o referido autor e deixei-lhe o meu cartão e o mesmo prometeu entrar em contacto. – Entretanto, ate o momento não obtive retorno do jornalista.

        Responder

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Current ye@r *

Páginas: 1 2 3