HOMEPAGE

Viagem ao bunker de Churchill em Londres
Publicado em: 13 Jan, 2013
Partilhar: Partilhar no Twitter

chur2

Em Julho do ano passado, fiz a cobertura dos Jogos Olímpicos de Londres para a Sábado. Apesar de nunca ter feito jornalismo desportivo, estar num evento deste tipo é algo que sempre ambicionei – penso que a esmagadora maioria dos jornalistas gostaria de cobrir uns Olímpicos ao menos uma vez na vida. Ao todo, foram três semanas de absoluta orgia jornalistica, desportiva e cultural. Passei dias inteiros em Wimbledon, o sítio do planeta mais parecido com o paraíso. Vibrei com as corridas de Usain Bolt. Gritei a apoiar Michael Phelps. Não podia pedir mais. 

No domínio cultural, também foi uma experiência rica – embora não tanto como gostaria, porque tinha muitas coisas para fazer durante o dia. De qualquer modo, ainda foi possível visitar alguns museus e galerias. Um dos locais que mais me marcou foi o bunker que Winston Churchill montou na segunda guerra mundial para funcionar como sua base de comando operacional. Situado no agora  Museu Churchill, é constituído por um conjunto de salas, por onde circulavam na altura altos funcionários do governo, estrategas de  guerra e, naturalmente, o próprio primeiro-ministro, que dormiu lá muitas noites – ainda hoje é quase possível sentir o cheiro dos seus charutos no ar.

Há salas de mapas, das secretárias, dos generais, de reuniões, de jantar. De tudo. E há uma emissora de rádio, a partir de onde Churchill fez discursos históricos à nação. Fiquem com um pequeno excerto de um deles, datado de 4 de Junho de  1940, ainda a guerra estava no início.

“We shall defend our island, whatever the cost may be. We shall fight on  the beaches, we shall fight on the landing-grounds, we shall fight in the fields  and in the streets, we shall fight in the hills. We shall never  surrender!”

E agora deixo-vos, em rigoroso exclusivo Alter Ego, a reportagem do jornalista Esteves no local.

 

chur3

A sala de comunicações

chur1

A sala de jantar de Winston Churchill









Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Current ye@r *

Páginas: 1 2